Reino Unido vai entregar este mês prisioneiros às autoridades afegãs

| Mundo
Porto Canal / Agências

Londres, 06 jun (Lusa) -- O Reino Unido vai entregar ainda este mês os detidos capturados pelas suas forças no Afeganistão às autoridades judiciárias locais, informou hoje o Ministério da Defesa britânico.

O ministro da Defesa britânico, Philip Hammond, suspendeu em novembro estas operações por suspeita de maus tratos dos prisioneiros nas prisões afegãs.

"Trabalhámos para encontrar uma forma segura de os transferir para a prisão" de Parwan e "esse trabalho foi feito", disse o ministro ao explicar que aquela cadeia teve parecer positivo de organizações humanitárias.

As forças britânicas no Afeganistão têm detidos cerca de 90 afegãos na sua base de Camp Bastion.

De acordo com o Ministério da Defesa britânico, as forças do Reino Unido no Afeganistão têm o direito de manter os suspeitos na prisão durante 96 horas, prazo que pode ser prolongado em "circunstâncias excecionais".

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.