Alemã ThyssenKrupp e indiana Tata Steel unem-se para serem número 2 no mercado do aço europeu

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, Alemanha 20 set (Lusa) - O grupo industrial alemão ThyssenKrupp vai criar uma sociedade de risco com a empresa indiana Tata Steel para unir os seus negócios de aço na Europa e converterem-se no número 2 no mercado do aço europeu.

A ThyssenKrupp informou hoje que assinou um memorando de entendimento com a Tata Steel para criar a sociedade de risco partilhado na qual cada uma terá uma participação de 50% e cuja sede será na Holanda.

Ambas as empresas vão fazer uma redução de até 2.000 empregos administrativos e, provavelmente, de outros 2.000 postos de trabalho na área da produção.

A ThyssenKrupp, que emprega na Alemanha na sua divisão do aço quase 26.000 pessoas, já reduziu pessoal nesta divisão nos últimos meses e agora prescindirá de mais 2.000.

Com o acordo, as empresas alemã e indiana estimam sinergias anuais entre 400 e 600 milhões de euros.

A assinatura do acordo está prevista para o início de 2018 e a conclusão da operação para finais do próximo ano.

A nova empresa terá vendas de 15.000 milhões de euros e cerca de 48.000 empregados em 34 locais diferentes.

O diretor-geral da ThyssenKrupp, Heinrich Hiesinger, disse que "com os planos da sociedade de risco partilhado se dá às atividades do aço europeias da ThyssenKrupp e Tata um futuro duradoiro".

Hiesinger sublinhou que fazem frente às mudanças estruturais da indústria do aço europeia e vão criar um número 2 forte.

"Na Tata encontrámos um sócio em muito boa forma estratégica e cultural. Não só partilhamos uma orientação clara, mas também a mesma perceção da responsabilidade empresarial em relação aos empregados e à sociedade", adiantou Hiesinger.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.