Marques Guedes arrasa professores: "Nenhum pai fica sossegado com as cenas a que assistimos"

Marques Guedes arrasa professores: "Nenhum pai fica sossegado com as cenas a que assistimos"
| Política
Porto Canal

O ministro da Presidência considerou hoje que nenhum pai pode ficar sossegado com as cenas da prova de avaliação dos professores contratados de quarta-feira temendo que quem as protagonizou possa ser professor de um filho seu.

"Foi uma péssima imagem que foi passada para a escola pública e espero que os próprios tenham consciência da péssima imagem que transmitiram. Não há nenhum pai que possa ficar sossegado se achar que alguma daquelas pessoas com as cenas a que assistimos ontem [quarta-feira] na televisão possa ser professor de um filho seu", declarou Luís Marques Guedes, na conferência de imprensa sobre as conclusões do Conselho de Ministros.

Sem especificar a que situações se estava a referir, o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares referiu não saber ao certo se foram protagonizadas "por professores, se por delegados sindicais", acrescentando: "Não tenho esse conhecimento exato, mas foi dada uma imagem muitíssimo negativa principalmente para a escola pública".

Por outro lado, Luís Marques Guedes contestou a ideia de que o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, criticou a formação dada pelos institutos politécnicos e acusou "alguns responsáveis sindicais" de criarem "uma polémica totalmente artificial" sobre esta matéria.

"Não há nenhum estigma relativamente nem aos institutos politécnicos, nem às universidades, nem à Escola Superior de Educação", defendeu.

Segundo o ministro da Presidência, Nuno Crato referiu-se aos "critérios diferenciados numa perspetiva transversal entre as várias entidades de ensino que prestam cursos para as pessoas que depois querem aceder à carreira de professor".

"Existem critérios diferenciados, os critérios não são uniformes nas várias entidades de ensino. Isso depois foi transformado numa polémica artificial, tentando estigmatizar aquilo que o ministro não fez relativamente aos institutos politécnicos", reforçou.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.