Duas mortes confirmadas devido ao tremor de terra no México

| Mundo
Porto Canal com Lusa

México, 19 set (Lusa) - O governador do Estado do México afirmou que já existem pelo menos duas mortes confirmadas depois do sismo de 7,1 na escala de Richter com epicentro a 12 quilómetros a sudeste de Axochiapan, no Estado central de Morelos.

Alfredo del Mazo afirmou à estação televisiva "Televisa" que uma das vítimas mortais é um trabalhador de uma pedreira que foi atingido depois do sismo ter provocado um deslizamento de pedras, enquanto a outra morreu ao ser atingida por um poste.

As estações televisivas mexicanas estão a mostrar imagens de vários edifícios que a colapsar, com o presidente da autarquia da Cidade do México, Miguel Angel Mancera, a afirmar que existe a confirmação de pessoas presas no interior dos edifícios que colapsaram.

O autarca afirmou à mesma estação televisiva que mais de 20 infraestruturas, incluindo edifícios e viadutos, colapsaram ou sofreram sérios danos, em vários Estados mexicanos.

O fenómeno provocou danos graves em edifícios que ficaram com as fachadas destruídas e as ruas preenchidas com destroços, segundo agências internacionais. Segundo a Efe, o sismo provocou também cortes na eletricidade e nos serviços telefónicos, não tendo sido registadas vítimas até ao momento.

O aeroporto internacional da Cidade do México já anunciou, nas redes sociais, que suspendeu as operações devido ao sismo, com o pessoal do aeroporto a verificar se a infraestrutura sofreu alguns danos estruturais.

O governador de Puebla, Tony Gali, afirmou que também existem danos em edifícios na cidade de Cholula, incluído uma igreja.

O coordenador da proteção civil do México, Luis Felipe Puente, escreveu na rede social Twitter que milhares de pessoas fugiram de edifícios de escritórios ao longo da avenida central Reforma à medida que os alarmes disparavam e o trânsito parou junto monumento do Anjo da Independência.

Em Morelos, perto do epicentro, também há registo de graves danos e o governador, Graco Ramirez, anunciou a ativação de serviços de emergência.

Este sismo acontece no dia em que se completam 32 anos desde que um poderoso terramoto deixou milhares de mortes na Cidade do México.

Os cidadãos saíram à rua duas horas antes do sismo de hoje para um simulacro que marcava esse terramoto de 1985.

AJO (JIM) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.