Fundo de investimento soberano da Noruega alcança um bilião de dólares

| Economia
Porto Canal com Lusa

Helsínquia, 19 set (Lusa) -- O fundo de investimento soberano da Noruega, o maior do mundo, atingiu hoje o valor de um bilião de dólares (834 mil milhões de euros), superando todas as expectativas desde a sua criação há 20 anos.

O fundo, que alcançou este montante ao início de terça-feira, tem beneficiado ultimamente da subida nos mercados acionistas e de um dólar enfraquecido, que aumenta o valor em dólares dos seus ativos expressos em outras moedas.

O Estado norueguês fez o primeiro depósito dos seus rendimentos da indústria do petróleo e gás no fundo em maio de 1996.

O seu presidente executivo, Yngve Slyngstad, afirmou que ninguém na altura esperava que a marca do bilião (milhão de milhões) de dólares fosse alcançada, classificando o crescimento como "assombroso".

O fundo investe os rendimentos públicos gerados pela indústria de petróleo e de gás para garantir o pagamento de pensões às futuras gerações da Noruega, país que conta com 5,3 milhões de pessoas.

Devido à grande dimensão, o fundo não reinveste todo o dinheiro na Noruega, sob pena que provocar o sobreaquecimento da economia. Os destinos dos investimentos dividem-se pela América do Norte, onde estão 42%, Europa, 36%, e Ásia, onde estão aplicados os restantes 18%.

Do total, 65% estão colocados em ações, onde se incluem uma posição na Apple, no montante de 7,4 mil milhões de dólares, e outra na Alphabet, com 5,5 mil milhões de dólares.

Um terço (32%) está colocado em títulos de rendimento fixo, como obrigações, e 2,5% em imobiliário não cotado, segundo a informação divulgada pela empresa que gere o fundo, o Banco de Gestão de Investimentos da Noruega.

Apesar de existirem fundos de investimentos maiores no mundo, este fundo norueguês é o que tem a maior dimensão no conjunto dos fundos de investimento soberano e foi concebido especificamente para investir a riqueza dos cidadãos do país.

Os deputados noruegueses aprovaram uma lei em 1990 para criar um fundo público alimentado pelos rendimentos provenientes da indústria do petróleo e gás.

Em 1998, a sua gestão foi transferida do Ministério das Finanças para aquele banco, que é uma unidade do banco central do país.

RN // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.