Agência Standard & Poor's sobe 'rating' do banco BPI

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 set (Lusa) -- A agência de notação financeira Standard & Poor's melhorou hoje o 'rating' do Banco BPI, na sequência da subida da nota soberana de Portugal, que saiu de 'lixo', informou hoje em comunicado.

A nota do BPI passou assim de BB+ para BBB-, dentro do grau de investimento, tal como acontece com o Santander Totta, já hoje noticiado.

Ambos os bancos mantêm ainda a perspetiva 'estável', pelo que se antecipa que a sua notação se mantenha a médio prazo.

O 'rating' destes bancos melhora após, na sexta-feira, a Standard and Poor's ter decidido tirar Portugal do 'lixo', revendo em alta o 'rating' atribuído à dívida soberana portuguesa de 'BB+' para 'BBB-', primeiro nível de investimento.

Os 'rating' das empresas, nomeadamente dos bancos, estão muito ligados ao 'rating' soberano do país em que operam.

Em relação ao BPI, a S&P destaca ainda o impacto na sua notação de ser uma subsidiária estratégica do grupo espanhol Caixabank, apesar de considerar difícil o desafio de aumentar a sua rentabilidade doméstica.

Sobre o Santander Totta, a agência de 'rating' refere a importância da operação do banco e considera que terá capacidade de integrar "de forma bem-sucedida" o Banco Popular Portugal.

IM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.