Vieira da Silva, Mariza e Carrilho da Graça na mostra "Cultura Portugal" em Espanha

| País
Porto Canal com Lusa

Madrid, 19 set (Lusa) -- Vieira da Silva, Mariza e Carrilho da Graça são alguns dos nomes que, até ao fim do ano, vão estar presentes na 15.ª edição da mostra "Cultura Portugal" em Espanha, hoje apresentada na Embaixada de Portugal em Madrid.

"Queremos mostrar o que há de bom" e dar "uma visão cada vez mais panorâmica" da cultura portuguesa, explicou o embaixador Francisco Ribeiro de Menezes na sala cheia de jornalistas espanhóis.

A maior parte dos eventos terá lugar em Madrid, até ao fim do ano, mas uma dezena de outras cidades espanholas também estão incluídas na programação deste ano da "Cultura Portugal".

Na área da música, Mariza (18 de dezembro, em Madrid) será cabeça de cartaz, numa programação que inclui nomes como Cuca Roseta (29 de novembro) e os The Gift (12 de dezembro).

Um festival de música alternativa, Portugal Alive, também irá levar a Madrid e Barcelona, a partir de sexta-feira, os grupos portugueses Gala Drop, Sensible Soccers e Pega Monstro.

Nas Artes Plásticas, destaque para a exposição de pintura "Vieira da Silva / Arpad Szenes -- Confluências", em Madrid, a partir de 06 de outubro.

Na arquitetura, será inaugurada a exposição "Carrilho da Graça: Lisboa", centrada na relação do arquiteto com a capital portuguesa, e que foi inaugurada em 2015, no Centro de Cultural de Belém, em Lisboa. A mostra tem cumprido uma itinerância por diferentes cidades, na Europa e na América Latina, desde então, tendo ultrapassado os 80 mil visitantes.

A inauguração, prevista para 18 de dezembro, no Colégio Oficial de Arquitetos de Madrid, será antecedida da conferência "Lisboa", pelo arquiteto João Luís Carrilho da Graça, no dia 15.

O cineasta José Miguel Ribeiro leva dois filmes -- "Estilhaços" e "Nayola", em 22 de novembro - à cinemateca do centro de Cultura Matadero da capital espanhola, que também irá apresentar a peça de teatro "África Fantasma", de João Samões (28 e 29 de setembro).

A programação da "Cultura Portugal" começa esta noite, em Madrid, com o cozinheiro Mickael Moreira a elaborar pratos típicos portugueses no restaurante Frangus.

Sevilha, Oviedo, Vigo, Segóvia e Bilbau são algumas das outras cidades espanholas incluídas na programação da mostra de cultura portuguesa, que pode ser consultada em culturaportugal.com ou na página da Embaixada de Portugal em Espanha.

FPB // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.