Governo recebe em setembro 45 pedidos para produção de renováveis sem subsídios

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 set (Lusa) - O Governo recebeu em setembro 45 pedidos para construção de centrais solares e parques eólicos, sem subsídio à produção, num total de mais de 1.000 megawatts (MW) de potência, de acordo com o Ministério da Economia.

Segundo a secretaria de Estado da Energia, os novos projetos em regime de mercado, que serão agora submetidos à avaliação e triagem da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), resultam do período de candidatura que decorreu de 01 a 15 de setembro último.

"A esta lista somam-se outros 46 projetos de centrais fotovoltaicas que se encontram em fase de tramitação processual na DGEG, resultantes de anteriores períodos de licenciamento, num total de cerca de 1.100 MW", refere a nota do gabinete de Jorge Seguro Sanches.

Até ao momento, este Governo aprovou 521 megawatts, correspondentes a 14 centrais fotovoltaicas, num investimento estimado de 381 milhões de euros.

"O crescente interesse manifestado pelos promotores é um sinal claro da mudança de paradigma no sector das renováveis", destaca o Ministério da Economia, referindo-se à produção de energia limpa a preço de mercado.

JNM // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".