Câmara de Montalegre oferece couves tronchas a quem comprar no comércio local

| Norte
Porto Canal / Agências

Montalegre, 19 dez (Lusa) -- A Câmara de Montalegre, em parceria com o Ecomuseu do Barroso, tem 50 mil couves tronchas para oferecer a quem comprar no comércio local e a instituições de solidariedade social, informou hoje o autarca local.

As pessoas que até ao final do ano entregarem no Ecomuseu do Barroso uma cópia de fatura no valor de 15 euros de despesa feita no comércio local, restaurantes ou hotéis da vila receberão duas couves pencas da Quinta da Veiga, propriedade agrícola sob a responsabilidade do município.

A autarquia irá ainda distribuir couves por instituições de solidariedade social de e fora do concelho de Montalegre, no distrito de Vila Real.

"O nosso objetivo é dar um pequeno presente aos mais carenciados e, com este gesto, alegrar um pouco o seu Natal", afirmou Orlando Alves à agência Lusa.

A plantação e cultivo das couves, assim como as despesas associadas, foram da responsabilidade do município.

Na sua terceira edição, esta iniciativa é, na opinião do autarca, uma janela de oportunidades e uma forma de valorizar e promover a região e os produtos da terra, dinamizando o tecido comercial.

"Queremos despertar consciências para a vantagem de comprar no comércio local e o que é nosso", referiu.

E, acrescentou, "a atividade agrícola é a responsável pela fixação das pessoas à terra, por esse motivo, deve ser explorada".

Orlando Alves considerou que a aposta na produção de produtos hortícolas é "séria e válida".

Por isso, disse, é "importante" saber tirar rentabilidade das produções não só através da comercialização, mas também da transformação do produto.

A agricultura, relembrou, é a principal fonte de rendimento da população deste concelho de Trás-os-Montes.

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.