Concelho de Castro Marim, em Faro, em risco 'máximo'

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 set (Lusa) -- O concelho de Castro Marim, no distrito de Faro, apresenta hoje risco 'máximo' de incêndio e quase três dezenas estão em 'muito elevado', segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Além do risco 'máximo' para Castro Marim (Faro), o Instituto colocou em risco 'muito elevado' de incêndio os concelhos de Aljezur, Monchique, Silves, Loulé, Tavira, São Brás de Alportel e Alcoutim (Faro), Sobral de Monte Agraço (Lisboa) e Abrantes, Mação (Santarém).

Em risco 'muito elevado' de incêndio estão ainda os concelhos de Vila de Rei, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Sertã e Oleiros, Penamacor, Covilhã (Castelo Branco), Gavião e Nisa (Portalegre), Guarda, Sabugal, Gouveia, Manteigas (Guarda), Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Alfândega da Fé e Mogadouro (Bragança).

As restantes regiões do continente estão com risco 'elevado', 'moderado' e 'reduzido'.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso.

A previsão aponta também para vento fraco, soprando moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro, e de sudoeste no sotavento Algarvio.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior.

As temperaturas mínimas no continente vão variar entre 08 (Bragança) e 15 graus Celsius (Faro e Lisboa) e as máximas entre 19 (em Viana do Castelo) e 29 (em Évora, Beja, Santarém e Castelo Branco).

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).