PCP quer mais soberania também na supervisão do sistema financeiro

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 set (Lusa) - O secretário-geral do PCP desejou hoje mais soberania para Portugal também no capítulo da supervisão bancária, comentando as medidas preconizadas pelo grupo de trabalho específico para reforma do setor criado pelo Governo socialista.

"Também nesta área deveria haver a recuperação da soberania perdida, tendo em conta que a supervisão da União Europeia é que geralmente determina o andamento das coisas. Era um bom momento para recuperar essa soberania", afirmou Jerónimo de Sousa.

O líder da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas, ecologistas e independentes, respondia a jornalistas, salvaguardando não conhecer ainda as propostas em detalhe, numa "arruada" na cada vez mais multicultural e interclassista rua Morais Soares, em Lisboa, juntamente com o cabeça de lista à Câmara Municipal da capital, o já vereador e eurodeputado João Ferreira, entre outros elementos e muitas dezenas de militantes, em campanha autárquica.

"A questão da supervisão é um problema real que temos tido porque quem a determina é o setor financeiro, privado. Por isso mesmo, temos visto os desmandos desse mesmo setor, sem qualquer eficácia da própria supervisão", criticou o líder comunista.

O grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira, liderado pelo ex-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares, propôs que as "figuras de topo" do Banco de Portugal e do Conselho de Supervisão e Estabilidade Financeira (CSEF) sejam nomeadas pelo Presidente da República e sujeitas à aprovação parlamentar.

O relatório apresentado hoje defende a manutenção das três entidades de supervisão financeira que atualmente existem - o Banco de Portugal, a CMVM e a ASF, reforçando a coordenação entre elas, bem como a criação de um Conselho de Supervisão e Estabilidade Financeira (CSEF) e de um Conselho Superior de Política Financeira (CSPF).

HPG (ND) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".