Supremo Tribunal do Iraque ordena suspensão de referendo no Curdistão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bagdad, 18 set (Lusa) -- O Supremo Tribunal do Iraque ordenou hoje a suspensão do referendo sobre a independência do Curdistão iraquiano, previsto para 25 de setembro, até que a constitucionalidade da consulta seja verificada.

"O Supremo Tribunal emitiu uma ordem de suspensão do processo de organização do referendo previsto para 25 de setembro pela presidência do Curdistão até que sejam verificadas as queixas que recebeu de que essa consulta é inconstitucional", anunciou a mais alta instância judicial do país em comunicado.

Um porta-voz do tribunal, Ayas al-Samouk, precisou à imprensa que o tribunal recebeu várias queixas e decidiu suspender a consulta para poder analisá-las.

Segundo fonte parlamentar, pelo menos três das queixas foram apresentadas por deputados.

O governo autónomo do Curdistão decidiu em junho realizar um referendo consultivo sobre a independência a 25 de setembro, mas o Governo central iraquiano rejeita a possibilidade, considerando que uma tal consulta é inconstitucional.

O governo autónomo curdo alega "não ter alternativa" para proteger os direitos dos curdos.

A votação realiza-se nas três províncias autónomas que constituem o Curdistão iraquiano -- Dahuk, Irbil e Sulaimaniya -- e em zonas que não integram a administração autónoma como Makhmour, Khanaqin, Sinjar e cidade petrolífera de Kirkuk.

Os curdos do Iraque, que representam 15% a 20% de uma população de 37 milhões, têm enfrentado décadas de repressão pelo Governo de Bagdad e só adquiriram uma autonomia após a primeira Guerra do Golfo, em 1991.

Além do Iraque, a Turquia e o Irão, que contam importantes comunidades curdas nos seus territórios, manifestaram oposição à realização do referendo sobre a independência.

A ONU, os Estados Unidos, a Alemanha, a França e o Reino Unido também pediram a anulação ou adiamento do referendo.

MDR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.