Islamitas protestam no Bangladesh por violência contra rohingyas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Dacca, 18 set (Lusa) -- Pelo menos 10.000 islamitas manifestam-se hoje na capital do Bangladesh junto à embaixada da Birmânia em protesto pela violência contra a minoria muçulmana rohingya, noticiou a France-Presse.

Os manifestantes, que vestiam túnicas brancas e entoavam cânticos como "Deus é grande", juntaram-se perto da grande mesquita de Dacca e o objetivo é chegarem à embaixada birmanesa.

O número de polícias nas ruas foi reforçado por receio de confrontos. O grupo islamita Hefazat-e-Islami, que convocou o protesto, disse que o objetivo é cercar a representação diplomática com manifestantes.

"Até agora, cerca de 10.000 pessoas juntaram-se à manifestação, afirmou à agência de notícias francesa Mahmudul Haq, chefe da polícia local, mas a organização estima que este número vá aumentar substancialmente ao longo do dia.

Entretanto, fontes policiais referiram que dois refugiados rohingya foram mortos por elefantes no sul do Bangladesh, enquanto dormiam numa tenda, fora dos campos de refugiados, que estão sobrelotados.

Cerca de 400.000 rohingyas, uma minoria muçulmana na Birmânia, fugiram para o Bangladesh desde 25 de agosto devido a uma onda de repressão e violência por parte do exército birmanês.

As Nações Unidas consideram esta violência como "limpeza étnica".

Este conflito tem gerado a indignação da comunidade internacional e uma onda de solidariedade no mundo muçulmano e já se registaram manifestações de apoio aos rohingyas em países como o Paquistão, Malásia ou Indonésia.

Grupos islamitas do Bangladesh apelaram ao seu Governo para que entre em guerra contra a Birmânia e a intervir militarmente no estado de Rakhine para defender os rohingyas.

VM // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.