Câmara do Porto quer abrir discussão pública sobre empreendimento "Dallas"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 19 dez (Lusa) -- A Câmara do Porto quer iniciar a discussão pública sobre o Plano de Pormenor do Dallas, um empreendimento de habitação, escritórios e centro comercial construído na década de 80 mas nunca legalizado, escreve-se numa proposta do vereador do Urbanismo.

O documento da autoria do socialista Manuel Correia Fernandes, a que a Lusa teve hoje acesso, vai ser votado na reunião camarária de segunda-feira e pretende que o executivo delibere sobre a abertura de um período de discussão pública de "22 dias úteis" sobre o plano de pormenor do Dallas, situado na Avenida da Boavista.

A Câmara do Porto deu luz verde à elaboração do plano no fim de novembro de 2011, mas só agora ponderou e ajustou a proposta de acordo com o parecer da Comissão de Coordenação Regional do Norte (CCDR-N), acrescenta o documento.

"Concluída a elaboração, a Câmara apresentou a proposta do Plano à CCDR-N [...] de que resultou a ata e o parecer da CCDR-N que foi objeto de ponderação e consequente ajuste da proposta, tendo de seguida sido promovida uma reunião de concertação [...], a qual se concluiu com a assinatura da ata com parecer favorável à Proposta do Plano de Pormenor", esclarece na proposta o vereador do Urbanismo.

No documento votado pela autarquia em 2011, explica-se que foi a administração do Condomínio do Empreendimento Dallas, que, num requerimento apresentado em outubro de 2010, propôs a celebração de contrato para a elaboração do plano de pormenor.

Nessa proposta, o plano abrangia o "território ocupado pelo prédio do Empreendimento Dallas e pelo Largo Engenheiro António de Almeida", denominado no Plano Diretor Municipal (PDM) como Frente Urbana Contínua em Consolidação.

O então vereador do Urbanismo, Gonçalo Gonçalves (PSD), explicava que o objetivo do plano não era "unicamente o de regularizar" a situação mas "resolver um problema de há anos na cidade", permitindo igualmente "criar um espaço mais qualificado sem descurar o pré-existente, integrando-o mais adequadamente na envolvente".

Em maio de 2009, os proprietários do Dallas ameaçaram avançar para tribunal para obrigar a autarquia a legalizar o empreendimento, devido à falta de resposta da autarquia a um requerimento apresentado em fevereiro.

Na mesma altura, a Câmara anunciou que ia começar a chamar os proprietários para resolver o problema.

Situado na avenida da Boavista, o complexo do Dallas inclui cinco edifícios, construídos desde a década de 80, que abrangem escritórios, habitação e o centro comercial, encerrado desde 1999, por questões de segurança.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.