Onze concelhos do continente em risco 'máximo' de incêndio

Onze concelhos do continente em risco 'máximo' de incêndio
| País
Porto Canal com Lusa

Onze concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Guarda apresentam esta segunda-feira risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco 'máximo' de incêndio estão os concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Tavira (Faro), Nisa (Portalegre), Mação (Santarém), Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco) e Pinhel (Guarda).

O IPMA colocou também em risco 'muito elevado' e 'elevado' todos os distritos de Portugal continental, com exceção de Viana do Castelo e Braga

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se temporariamente muito nublado até meio da manhã, e tornando-se gradualmente pouco nublado no interior a partir da tarde.

Está também previsto períodos de chuva fraca ou chuvisco na região Norte e litoral da região Centro até ao início da manhã, mais frequente no Minho e Douro Litoral, onde será temporariamente moderada.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, subida da temperatura mínima, mais significativa na região Norte e pequena subida da temperatura máxima.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, temporariamente muito nublado no litoral oeste e interior do Alentejo até meio da tarde, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral oeste até final da manhã e vento fraco a moderado de noroeste, soprando durante a tarde, moderado e temporariamente de sudoeste na no sotavento algarvio.

As temperaturas mínimas no continente vão variar entre os 08 (Guarda) e os 15 (Faro) graus Celsius e as máximas entre os 20 (Viana do Castelo e Guarda) e os 30 (Faro).

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.