México/Sismo: Reparação de escolas danificadas vai custar 110 milhões de dólares

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cidade do México, 18 set (Lusa) -- A reparação das 2.646 escolas danificadas nos estados de Oaxaca e Chiapas, no sul do México, devido ao sismo que atingiu o país a 07 de setembro, vai custar dois milhões de pesos (113 milhões de dólares), informou o Governo.

"Em Oaxaca ficaram danificadas 1.075 instalações, e 1.571 em Chiapas", segundo uma avaliação após o sismo, detalhou Aurelio Nuño, titular da secretaria de Educação Pública.

Numa conferência após uma visita a Juchitán e Ixtaltepec, dois dos municípios do estado de Oaxaca mais afetados pelo sismo, Nuño informou que a reconstrução pode alcançar os dois mil milhões de pesos (113 milhões de dólares).

Destes, 1.800 milhões de pesos (cerca de 101 milhões de dólares) vão sair das seguradoras e o restante dos recursos do Fundo de Desastres Naturais.

"Os recursos para a reconstrução estão assegurados", disse o ministro.

Nuño explicou que em Oaxaca e Chiapas há registo de danos em estabelecimentos de diferentes níveis de ensino: no pré-escolar, na primária, no secundário, em 'albergues indígenas', no ensino especial, regular, licenciatura, entre outros.

O sismo de 07 de setembro, o mais forte desde 1932 no México, causou pelo menos 98 mortos.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.