Reino Unido reduz nível de alerta terrorista em Londres

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 17 set (Lusa) -- O Reino Unido reduziu hoje de "crítico" para "grave" o nível de alerta terrorista, após a detenção de dois homens presumivelmente relacionados com a explosão de sexta-feira no metro de Londres, anunciou o Governo.

A informação foi dada pela ministra da Administração Interna, Amber Rudd, segundo a qual a polícia fez progressos importantes na investigação sobre o ataque, que provocou ferimentos em 30 pessoas na estação de Parsons Green.

O nível "grave", o segundo mais alto de uma escala de cinco, significa que um ataque terrorista é altamente provável.

A ministra explicou que a decisão de reduzir o alerta foi tomada pelo centro de análise conjunto de terrorismo, composto por representantes de 16 departamentos do Governo e que tem sede nos escritórios dos serviços secretos (MI5).

"Grave significa que um ataque é altamente provável, pelo que peço a todos que estejam alerta, ainda que não alarmados", disse a responsável.

A decisão foi anunciada depois de a polícia ter detido no fim de semana dois jovens, um de 18 e outro de 21 anos, em ligação com o ataque no metro.

A primeira detenção ocorreu no sábado de manhã no porto de Dover e a segunda na noite passada, no bairro de Hounslow, perto do aeroporto de Heathrow.

A polícia não divulgou até agora nem as nacionalidades nem as identidades dos detidos.

FP // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.