Ramón Ebalé, artista crítico do regime, detido na Quiné Equatorial

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Redação, 17 set (Lusa) -- O artista e crítico do regime da Guiné Equatorial Ramón Esono Ebalé foi detido na noite de sábado em Malabo, aparentemente pela obra provocadora que visa muitas vezes o Presidente do país.

Fontes contactadas pela Lusa disseram que o cartoonista, premiado internacionalmente, foi detido na noite de sábado quando saía de um restaurante acompanhado do coordenador da cooperação espanhola na Guiné Equatorial e de um professor da escola espanhola.

O artista foi levado para a esquadra da polícia de Malabo, conhecida como "Guantanamo".

Ramón Esono Ebalé é um ativista dos direitos humanos e cartoonista muito crítico do regime de Teodoro Obiang já premiado internacionalmente e com exposições em países como a Argélia, Espanha (ARCO), Moçambique ou Etiópia. Viveu grande parte da vida em Malabo mas reside atualmente no Paraguai (estava de visita à capital da Guiné Equatorial).

Na Guiné Equatorial Ebalé foi professor de desenho no centro cultural francês, trabalhou para o centro cultural espanhol e já trabalhou como ilustrador para a UNICEF. É co-fundador da primeira revista africana de banda desenhada.

FP // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.