Macau/Eleições: Candidato democrata rejeita suspeitas de infidelidade à China

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 17 set (Lusa) - O candidato da lista pró-democracia Associação do Novo Progresso de Macau rejeitou hoje as suspeitas de infidelidade à China, pelas quais está a ser investigado e que o podem desqualificar da corrida.

"Acho que não há reais provas contra mim que me possam desqualificar", disse Wong Kin Long, no Instituto Salesiano de Macau, onde votou para a Assembleia Legislativa (AL) de Macau.

Com 20 anos, Wong é o mais jovem candidato às eleições de Macau e ocupa o quarto lugar na lista liderada pelo jovem pró-democracia Sulu Sou.

Segundo o próprio, a queixa contra si, que foi encaminhada para a polícia pela Comissão de Assuntos Eleitorais da Assembleia Legislativa (CAEAL) e ainda está em investigação, terá sido motivada por publicações que fez na rede social Facebook "sobre questões legais e técnicas" de Hong Kong.

"Quero ser muito claro: eu não apoio a independência de Hong Kong. A nossa equipa, New Macau Progressives, apoia o princípio 'Um país, dois sistemas' e a Lei Básica de Macau. Os rumores sobre o meu apoio à independência de Hong Kong não são verdade", frisou.

De qualquer forma, argumentou, "apoiar a independência de Hong Kong não entra em contradição com a Lei Básica de Macau", ainda que essa seja "uma discussão legal".

"Ainda ninguém me contactou e acredito que a minha candidatura não vai ser desqualificada", adiantou.

Momentos antes, o presidente da Comissão de Assuntos Eleitorais da Assembleia Legislativa (CAEAL), o juiz Tong Hio Fong, confirmou que a queixa foi submetida à polícia que "já está a recolher mais provas". "Se tivermos provas suficientes iremos tratar do caso", disse.

Um aditamento à nova lei eleitoral, aprovado em 2016, obriga os candidatos a assinarem uma declaração de fidelidade a Macau enquanto Região Administrativa Especial da China.

Esta declaração de fidelidade, cuja sinceridade é avaliada pela CAEAL, tem em conta, por exemplo, opiniões manifestadas pelos candidatos no passado, e surgiu na sequência de uma decisão de Pequim em relação a Hong Kong, que resultou no afastamento de dois deputados independentistas, em novembro passado.

Sobre a possibilidade de Sulu Sou ser eleito, Wong considerou que o colega tem "50% hipóteses de ser eleito". "É difícil de dizer porque não há sondagens, tudo o que temos é a reação nas ruas e 'online'. Se essa reação se vai transformar em votos é difícil de dizer", comentou.

Wong desvalorizou o impacto desta investigação para a sua lista, considerando que "algumas pessoas mais velhas" podem acreditar tratar-se de "um rebelde, a tentar provocar o Governo Central" da China, mas os apoiantes da lista "podem ver que isso não é verdade, que é uma campanha de difamação".

A AL de Macau é composta por 33 deputados, dos quais 14 são eleitos diretamente pela população, 12 por via indireta (associações) e sete são nomeados pelo chefe do Executivo.

ISG // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.