BE quer avaliação independente aos vinhos da Casa do Douro

| Norte
Porto Canal / Agências

Peso da Régua, 19 dez (Lusa) -- O Bloco de Esquerda (BE) vai recomendar ao Governo que realize uma avaliação independente aos stocks de vinhos da Casa do Douro (CD) e que assuma o "pagamento provisório" dos salários em atraso dos trabalhadores da instituição.

O projeto de resolução do grupo parlamentar do BE vai ser discutido e votado na sexta-feira.

A CD, sediada no Peso da Régua, é uma associação privada de direito público e de inscrição obrigatória para os viticultores durienses. O organismo possui uma dívida que rondará os 160 milhões de euros, dos quais 30 milhões correspondem a juros.

Lá dentro trabalham funcionários pagos pelo Estado e outros privados, sendo que estes acumulam 40 meses, cerca de três anos, de salários em atraso.

O secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, já disse que a solução para a CD passa pela venda de vinho, património e revisão dos estatutos, passando a ser de inscrição voluntária.

Só que existe uma grande controvérsia em relação à avaliação feita pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) ao stock de vinhos, tendo, inclusive, a direção da instituição contestado o resultado em tribunal.

O deputado do BE Luís Fazenda afirmou hoje à agência Lusa que o partido vai recomendar ao Governo a "realização de uma avaliação independente ao valor dos vinhos", a qual defende que deve ser desencadeada pelos ministérios competentes e por uma entidade que seja aceite pelo organismo duriense.

"O Governo deve fazer uma valorização adequada e que seja aceite por todas as partes de maneira a não defraudar nem delapidar aquilo que é o património da CD", salientou.

E este é, para o deputado, um "passo essencial" para cumprir a resolução do Conselho de Ministros que pretende viabilizar a Casa do Douro.

"Entendemos que estas medidas são absolutamente necessárias. Hoje há um entendimento de que a CD deve prosseguir uma via de associação livre de agricultores e perder de vez quaisquer características de organismo corporativo, mas para isso é necessário sanear definitivamente a instituição", sublinhou.

O BE vai recomendar ainda que o Ministério da Agricultura e do Mar "assuma provisoriamente o pagamento dos salários em atraso aos funcionários da CD sem vínculo ao Estado".

"A solução é que o ministério passe a pagar os salários desses trabalhadores e quando se encontrar uma solução definitiva para a CD isso entrará no acerto de contas. Na mesma instituição há pessoas a receber salário e pessoas que não recebem salário há 40 meses", frisou.

Luís Fazenda considerou que o "valor da folha salarial não é assim tão significativo que não possa ser coberto posteriormente pelo plano de saneamento financeiro".

Por fim, o partido quer que seja também permitida "a movimentação das contas bancárias tituladas pela CD".

De acordo com a direção da instituição duriense, o Estado procedeu à penhora das suas contas bancárias/receitas.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.