Primeiro-ministro japonês deve convocar eleições gerais antecipadas em outubro

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 17 set (Lusa) - O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, deverá convocar eleições gerais antecipadas em outubro para reforçar o governo, num momento de divisão da oposição, noticiou hoje a comunicação social nipónica.

Os planos de Abe foram conhecidos depois de uma reunião de emergência, no sábado, do partido Komeito, parceiro do governo de Abe, e na qual foi analisada a possibilidade de o primeiro-ministro dissolver a Câmara dos Representantes (baixa) do parlamento (Dieta) no final deste mês e convocar eleições para o período entre 22 e 28 de outubro.

De acordo com os órgãos de comunicação japoneses, Abe transmitiu ao líder do Komeito, Natsuo Yamaguchi, a estratégia que antecipa as eleições gerais em mais de um ano.

O conservador Partido Liberal Democrata (PLD) de Abe ganhou sem dificuldade as eleições gerais antecipadas, em dezembro de 2014, nas quais o primeiro-ministro conseguiu revalidar o mandato.

A dissolução antecipada poderá beneficiar a coligação de Governo num momento de divisão no principal partido da oposição, o Partido Democrático, cujo líder se demitiu recentemente, podendo levar a uma rutura da formação.

Outro dos objetivos de antecipar o escrutínio seria travar o avanço de Tomin First (Primeiro os residentes de Tóquio), a nova formação da governadora da capital japonesa, Yuriko Koike, que venceu as eleições para a assembleia metropolitana de Tóquio, em julho, derrotando o PLD.

Shinzo Abe deverá tomar uma decisão final depois de avaliar a situação sobre a Coreia do Norte, cuja ameaça nuclear poderá ser favorável à reeleição do veterano político conservador.

EJ // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.