AR discute quatro projetos de resolução para reabertura da Linha da Beira Baixa
Porto Canal / Agências
Guarda, 19 dez (Lusa) - Os projetos de resolução do PS, PCP, BE e PEV que defendem a modernização, eletrificação e reabertura do troço Covilhã-Guarda da linha da Beira Baixa são discutidos na sexta-feira no Parlamento.
Em fevereiro de 2009, foi decidida a suspensão da circulação ferroviária entre as cidades da Covilhã e da Guarda para obras de renovação naquele troço, mas, após o investimento em pontes, túneis e dez quilómetros de linha, a REFER suspendeu os trabalhos.
O assunto vai estar na sexta-feira em discussão no Parlamento, por iniciativa do PS, do PCP, do PEV e do BE, que apresentam quatro projetos de resolução para finalização das obras e reabertura do troço onde a circulação está suspensa.
O PS considera que o percurso Covilhã - Guarda "é de fundamental importância para a região e para as populações" e lembra que a via "foi objeto de um plano de modernização da sua infraestrutura, que representou um investimento de cerca de 350 milhões de euros".
"Infelizmente, o atual Governo interrompeu as obras de beneficiação entre a Covilhã e a Guarda, não reabriu a linha, suspendeu o serviço de transporte alternativo e alterou o modelo de exploração da linha da Beira Baixa, diminuindo a sua qualidade e o seu nível de serviço com claro prejuízo para os utentes", refere.
O PCP defende "a conclusão das obras de modernização, de eletrificação e de requalificação" e a "reabertura ao transporte ferroviário de passageiros e de mercadorias, em todo o percurso na linha da Beira Baixa".
"A modernização e requalificação do troço entre a Covilhã e a Guarda é importante do ponto de vista regional e nacional", sustenta.
O partido propõe ainda a reposição do material circulante Intercidades na linha da Beira Baixa, "que garanta um serviço público de transporte ferroviário de qualidade, com maior conforto aos utentes e menor tempo de viagem".
O BE pretende que o Governo finalize as obras de modernização e de eletrificação da linha férrea e proceda à reabertura "imediata" do troço Guarda-Covilhã.
"Desde 2009 que a população está a ser iludida pelo poder político. Convencida de que a linha seria encerrada para receber obras de 350 milhões de euros, aceitaram-se as promessas então efetuadas. Desde então, poucas obras foram realizadas, o atual Governo acabou com o transporte alternativo entre a Guarda e a Covilhã e o troço continua encerrado", assinala.
O BE também defende "a melhoria do material circulante utilizado no percurso Lisboa - Covilhã - Guarda".
Por fim, o PEV recomenda a modernização, eletrificação e reabertura do troço Covilhã-Guarda por considerar que "é uma infraestrutura imprescindível ao desenvolvimento do interior do país, com ligação à linha da Beira Alta e à linha do Norte".
"A conclusão das obras e a reabertura deste troço ferroviário é fundamental e ansiado pelas populações", alega.
O PEV propõe ao Governo que "garanta a conclusão das obras de modernização e eletrificação" daquele troço e se comprometa "com a reabertura imediata dessa ligação".
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Lusa/fim