Seis barras encerradas e duas condicionadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 dez (Lusa) -- Seis barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido à agitação marítima, de acordo com informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.

A Marinha informa que as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e S. Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido ao estado do mar.

Também devido à agitação marítima, as barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas, sem qualquer condicionamento.

Por causa do mau tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou quase todo o país sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de períodos de chuva forte e granizo, agitação marítima e vento forte.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja (entre as 12:00 e as 23:59 de hoje) devido à agitação marítima com ondas de noroeste com e a 6 metros, passando depois a partir das 00:00 de sexta-feira e até sábado a aviso amarelo com ondas de 3,5 a 4,5 metros.

Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga e Aveiro estão também sob aviso amarelo (entre as 09:00 e as 14:59 de hoje) devido à previsão de aguaceiros fortes de granizo e acompanhados de trovoada e por causa do vento forte com rajadas da ordem dos 75 quilómetros/hora (entre as 12:00 e as 23:59 de hoje).

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Santarém, Castelo Branco e Évora devido à previsão de períodos de chuva passando a aguaceiros por vezes fortes entre as 03:00 e as 14:59 de hoje.

Ainda sob aviso amarelo está o distrito de Faro por causa da agitação marítima e vento forte.

O aviso laranja pressupõe uma situação de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, implica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".