Associação de forcados exige "mais respeito" e lamenta morte de forcado na Moita

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 16 set (Lusa) -- A Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) lamentou hoje a morte do forcado dos Amadores de Alcochete, Fernando Quintela, de 26 anos, exigindo "mais respeito" e recursos médicos nas enfermarias das praças de toiros.

"As enfermarias [praças de toiros] têm que estar devidamente apetrechadas com suportes, mesmo à porta, para este tipo de casos (colhidas). Era importante ter logo ali um veículo que estabilizasse o forcado", defende o dirigente da ANGF, José Luís Gomes, em declarações à agência Lusa.

Nos últimos 30 anos morreram oito forcados amadores nas arenas nacionais, segundo o dirigente da ANGF, que considera ainda "importante" olhar para o futuro do espetáculo "com mais profissionalismo", nomeadamente em relação às enfermarias das praças de toiros e aos honorários a receber pelos grupos.

"Cada vez mais, os empresários têm que ter mais respeito pelos forcados", afirmou, acusando muitos promotores de evitarem pagar honorários aos grupos.

Nesse sentido, o dirigente da ANGF exige "mais respeito" pela "figura e importância" do forcado amador.

Fernando Quintela morreu hoje numa unidade hospitalar em Lisboa, na sequência de uma colhida provocada por um touro, na sexta-feira à noite, na praça de touros da Moita do Ribatejo, concelho da Moita.

O jovem forcado pegava de caras um touro pertencente à ganadaria de Prudêncio, com 530 quilos.

Fernando Quintela foi transportado para o Hospital de São José, em Lisboa, onde veio a falecer durante a madrugada.

A morte de Fernando Quintela ocorre nove dias depois da do forcado Pedro Miguel Primo, dos Amadores de Cuba, que perdeu a vida na sequência também de uma grave colhida sofrida na praça de toiros daquela vila do distrito de Beja.

O acidente que vitimou Fernando Quintela ocorreu na última corrida de toiros inserida na Feira Taurina da Moita do Ribatejo, num concurso de ganadarias onde foram lidados toiros de Murteira Grave, Ascensão Vaz, Prudêncio, António Silva, Fernandes de Castro e Veiga Teixeira.

Em praça estiveram os cavaleiros João Moura Jr., João Telles Jr. e Francisco Palha, bem como os forcados de Évora e Alcochete.

HYT // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.