CIP apela para que país aproveite subida do 'rating' para fazer reformas estruturais

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 set (Lusa) -- O presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, considerou hoje que a saída de Portugal do 'lixo' "era esperada há seis anos" e apelou para que o país prossiga as "reformas estruturais de que necessita".

"Este 'upgrade' do rating era esperado pelo país há seis anos", disse à Lusa o presidente da CIP.

A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) tirou hoje Portugal do 'lixo', revendo em alta o 'rating' atribuído à dívida soberana portuguesa de 'BB+' para 'BBB-', um primeiro nível de investimento.

Para António Saraiva, esta decisão "é merecida, tendo em conta todos os sacrifícios que as famílias e as empresas" fizeram.

O dirigente da CIP destacou que, com esta decisão, vai observar-se uma "significativa redução de custos de financiamento, quer do Estado quer das empresas, já que Portugal passa a ser elegível para investimentos de fundos internacionais e isso aumenta a atração de capitais e a capacidade de financiamento da economia nacional como um todo".

Saraiva apelou depois para que esta melhoria do 'rating' seja aproveitado para melhorar a competitividade do país.

O responsável da CIP fez votos que seja possível agora "fazer as reformas estruturais de que o país necessita", iniciando "um novo ciclo de desenvolvimento, ultrapassando os problemas estruturais, como o baixo crescimento, a baixa produtividade e baixas qualificações".

Com esta revisão em alta para 'BBB-', com perspetiva 'estável', Portugal volta a ter uma notação de investimento, atribuída por uma das três principais agências de 'rating' mundiais.

Desde 2012 que a agência atribuía à dívida soberana portuguesa um rating 'BB+', a nota mais elevada de não investimento, com uma perspetiva 'estável'.

JH (SP) // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.