Trabalhadores da Casa da Moeda estão hoje em greve

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 dez (Lusa) - Os trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) estão hoje em greve e vão concentrar-se junto à sede da empresa, em Lisboa, em protesto contra a retirada de benefícios assegurados pelos respetivos serviços sociais.

A paralisação em Lisboa decorrerá durante a tarde enquanto no Porto, Gondomar e Coimbra será todo o dia.

Altamiro Dias, da Comissão de Trabalhadores (CT) da INCM, disse à agência Lusa que, "tendo em conta a mobilização demonstrada pelos trabalhadores", é provável que sejam decididas outras formas de luta, nomeadamente um desfile até ao Ministério das Finanças.

Na quarta-feira a CT e a associação de aposentados da INCM tiveram nova reunião com a administração da empresa, mas o encontro terminou com acusações mútuas de inflexibilidade.

Segundo Altamiro Dias, os representantes dos trabalhadores disponibilizaram-se para aceitar a tabela de comparticipações da ADSE, para a assistência médica, desde que mantivessem outros benefícios, mas o conselho de administração não cedeu.

O presidente do conselho de Administração da INCM, António Osório, disse à Lusa que a discórdia se prende com "benefícios que estão em vigor e que não se podem manter", como o pagamento integral de despesas médicas e de medicamentos pelos serviços sociais, que são depois ressarcidos "em suaves prestações mensais" descontadas dos salários dos beneficiários.

Na origem do conflito está a revisão de um regulamento dos serviços sociais da INCM, de 1987, cuja proposta o conselho de administração vai entregar à tutela na próxima semana.

No ano passado, a INCM foi sujeita a uma auditoria pelo Tribunal de contas, que recomendou a atualização do regulamento dos serviços sociais, adaptando os seus benefícios, quotas e comparticipações ao que está a ser praticado no setor público e privado.

A proposta de regulamento da administração da INCM prevê a passagem para as tabelas de comparticipação da ADSE e o aumento da quotização mensal de 1,5 para 2%.

A INCM conta com 668 trabalhadores no ativo, mas os seus serviços sociais têm cerca de 2.000 beneficiários, contando com os reformados e com os familiares.

RRA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.