Passos considera "excelente notícia" subida do 'rating', mas podia ter acontecido antes

| Economia
Porto Canal com Lusa

Mafra, Lisboa, 1 set (Lusa) - O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, classificou hoje como "uma excelente notícia" a decisão da agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) de retirar Portugal do 'lixo', embora considerando que tal podia ter acontecido mais cedo.

"Se não tivéssemos tido uma alteração de governo, muito provavelmente essa melhoria teria ocorrido mais rapidamente", afirmou Passos Coelho, em declarações aos jornalistas, à margem de um jantar de campanha autárquica em Mafra.

Pedro Passos Coelho salientou que o anterior executivo PSD/CDS-PP "lutou muito" para que esta subida de 'rating' acontecesse, mas disse não querer retirar mérito ao atual Governo socialista.

"Tem o mérito de ter conseguido nestes dois anos provar que os receios que os investidores tinham eram infundados porque o Governo acabou por garantir as metas que eram importantes para os que estabelecem o rating para o país", afirmou.

SMA // VAM

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.