Portugal produz tecnologia mais avançada de identificação química com uso na saúde

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 set (Lusa) - Portugal integra um consórcio europeu que vai desenvolver, a partir de 2018, uma tecnologia mais avançada de identificação e caracterização química, com aplicações na saúde e na indústria alimentar ou farmacêutica, indicou hoje o coordenador da equipa nacional.

O projeto, a concretizar até 2021 com um financiamento comunitário de cinco milhões de euros, consiste em aperfeiçar a tecnologia de espectrometria de massa, permitindo determinar a massa de uma molécula de um composto químico de forma mais precisa e rápida, e assim identificar e caracterizar melhor uma substância.

"É uma tecnologia que tem mais resolução, permite determinar a massa molecular com um enorme rigor, ver aquilo que outras [tecnologias] não veem", afirmou à Lusa o líder da equipa portuguesa no consórcio europeu, Carlos Cordeiro, professor do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O docente adiantou que a tecnologia será útil para projetos de investigação em curso na faculdade, como a identificação de alterações nas proteínas associadas à doença dos pezinhos, podendo ser igualmente utilizada na caracterização de novas drogas sintéticas e explosivos e na descrição da composição química do vinho ou de um medicamento.

O consórcio inclui, além da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, nove universidades de França, Reino Unido, Itália, República Checa, Bélgica, Alemanha, Finlândia e Rússia e três empresas, como a principal fabricante de espectrómetros de massa.

Portugal faz parte da rede europeia de espectrometria de massa, que agrega 15 a 20 laboratórios, segundo Carlos Cordeiro.

ER // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados