Mais de três mil profissionais na manifestação em Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 set (Lusa) - Mais de três mil enfermeiros começaram hoje pelas 14:00 uma manifestação entre o Palácio de Belém e a Assembleia da Republica, em Lisboa, segundo contas dos sindicatos.

O delegado sindical do Sindicato dos Enfermeiros, Luís Mós, estimou à agência Lusa que estiveram concentrados em frente ao Palácio de Belém mais de três mil profissionais de enfermagem, adiantando que outros colegas se vão dirigir diretamente ao parlamento.

A manifestação dos enfermeiros obrigou ao corte da avenina da Índia nos dois sentidos, tendo o percurso do desfile arrancado do Palácio de Belém pelas 14:00, tal como estava previsto.

Depois do protesto junto ao parlamento, os enfermeiros seguem para a residência oficial do primeiro-ministro, levando a restrições no trânsito também na calçada da Estrela e na rua de S. Bento.

Os enfermeiros cumprem hoje o último de cinco dias de greve nacional, sendo que, durante os quatro primeiros dias de paralisação, a adesão dos profissionais rondou valores entre os 80% e os 90%, segundo o Sindicato dos Enfermeiros, que marcou a protesto em conjunto com o Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem.

Várias cirurgias programadas foram adiadas e muitas consultas foram canceladas.

Os enfermeiros reivindicam a introdução da categoria de especialista na carreira de enfermagem, com respetivo aumento salarial, bem como a aplicação do regime das 35 horas de trabalho para todos os enfermeiros, mas a Secretaria de Estado do Emprego considerou irregular a marcação desta greve, alegando que o pré-aviso não cumpriu os dez dias úteis que determina a lei.

ARP/MZFC // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.