ONU prevê aceleração do crescimento da economia mundial em 2014 e 2015

| Economia
Porto Canal / Agências

Nações Unidas, Nova Iorque, 19 dez (Lusa) -- A economia mundial deve regressar a um crescimento mais forte em 2014, previu a Organização das Nações Unidas (ONU) na quarta-feira, prevenindo porém para as consequências da redução dos estímulos da Reserva Federal (Fed) à economia dos EUA.

No seu relatório "Situação e Perspetivas da Economia Mundial", a ONU aposta no crescimento do produto mundial em 3% em 2014 e 3,3% em 2015, depois dos 2,1% estimados para o ano em curso.

Se o crescimento parece acelerar é graças, notam os autores da previsão, à saída da recessão por parte dos países da zona euro e à recuperação da economia norte-americana.

"Um grupo de economias emergentes, tal como a China e a Índia, conseguiram dominar a desaceleração que conheceram nos dois últimos anos e conseguiram uma curva ascendente moderada", adiantaram.

A inflação deve continuar dominada, e a criação de emprego será fraca, previram.

O comércio internacional deve aumentar em 4,7% em 2014 e os preços das mercadorias deve permanecer "estável".

Mas o risco maior reside na redução dos estímulos monetários da Reserva Federal norte-americana.

Este documento saiu no mesmo dia em que a Fed anunciou uma redução "modesta" destes estímulos.

A partir de janeiro, a instituição vai reduzir o montante das compras mensais de ativos ao sistema financeiro de 85 mil milhões de dólares (63 mil milhões de euros) para 75 mil milhões.

"Os esforços da Fed para terminar com o seu programa de estímulo à economia podem conduzir a uma alta das taxas de juro de longo prazo", previnem os autores do relatório.

A "fragilidade" do sistema bancário bem como "as querelas políticas contínuas nos EUA sobre o limite da dívida e o orçamento" constituem outras fontes de preocupação relativas aos EUA mencionadas pelos analistas da ONU.

RN // HB

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.