Taxa de emprego na zona euro estabiliza nos 1,9% no 2.º trimestre

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 15 set (Lusa) - A taxa de emprego na zona euro estabilizou nos 1,9% no segundo trimestre, e aumentou duas décimas face ao trimestre homólogo, com Portugal a apresentar a quinta taxa mais baixa entre os países da União Europeia (0,9%).

De acordo com os dados hoje divulgados pelo Eurostat, entre os países da União Europeia, a taxa de emprego subiu uma décima em termos trimestrais para os 2,0% e duas décimas também em termos homólogos.

As taxas de emprego mais elevadas foram registadas na República Checa (3,6%), na Bélgica (3,3%), na Alemanha (2,7%), e nos Países Baixos, Áustria e Reino Unido (2,6%), enquanto as mais baixas foram observadas na Grécia (0,7%), Bulgária, Espanha e Chipre (0,8%) e Portugal (0,9%).

Comparando com o trimestre do ano anterior e entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, a taxa de emprego aumentou em 19, estabilizou em quatro e diminuiu no Chipre (0,2 pontos percentuais), Bulgária, Grécia e Eslováquia (0,1 pontos percentuais cada).

As maiores subidas observaram-se, por sua vez, na República Checa (0,7 pontos percentuais), Países Baixos e Áustria (0,6 pontos percentuais), Bélgica e Eslovénia (0,5 pontos percentuais cada).

Em Portugal, o emprego estabilizou face ao trimestre anterior e subiu em relação a um ano antes (dos 0,7%).

ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.