Plano de valorização da castanha de Sernancelhe em curso

| País
Porto Canal com Lusa

Sernancelhe, Viseu, 15 set (Lusa) -- A Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe está a promover um plano para valorizar nacional e internacionalmente a castanha da região, em todas as suas fases, desde o produtor ao distribuidor.

"Havia o hábito de comprar a castanha diretamente ao produtor e vendê-la, sem sequer saber para onde ia, se era para consumo nacional ou internacional, e sem lhe dar a necessária valorização", explicou à agência Lusa o presidente da Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe, João Aguiar Raínho.

Nesse âmbito, tem em desenvolvimento o projeto "Todos com a castanha... a castanha com todos", um investimento de 203.477 euros, que recebeu 85% de financiamento da União Europeia através do Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020).

João Aguiar Raínho frisou que a castanha da região "é diferenciada, doce, tem um sabor próprio", características que têm de ser valorizadas.

O projeto prevê a criação de uma imagem para a castanha de Sernancelhe, a participação em feiras do setor para promover a troca de conhecimentos entre empresários e o lançamento de um 'website' dedicado ao produto.

"No culminar deste projeto, vamos editar um livro. Estamos a recolher receitas com as pessoas mais idosas e junto dos restaurantes", contou.

Outra vertente do projeto é uma iniciativa de fotografia, nas várias etapas por que passam o castanheiro e a castanha durante as quatro estações do ano, acrescentou.

Será também disponibilizado aos empresários do concelho o "Manual de modernização da produção, armazenamento e distribuição da castanha - oportunidades de inovação no setor da castanha".

A castanha conseguiu, em poucos anos, passar de produto subvalorizado para um dos mais procurados no mercado, atingindo preços elevados e compensadores para os agricultores.

Com elevada cotação no mercado, a castanha de Sernancelhe distingue-se pela cor, sabor e propriedades nutricionais.

Sernancelhe é um concelho caracterizado por uma baixa densidade populacional e que revela dificuldades na dinamização do seu tecido empresarial, mas a Associação Comercial e Industrial acredita que a aposta nos seus recursos únicos levará ao crescimento económico e à criação de emprego.

João Aguiar Raínho disse que os resultados deste projeto já poderão ser visíveis a 01 de novembro, em mais uma edição da Festa da Castanha, e também em fevereiro, na Festa das Sopas.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.