Madeira com risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 set (Lusa) -- O arquipélago da Madeira apresenta hoje risco 'muito elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o resto do país está com níveis 'elevados', segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, todas as restantes regiões do continente e Açores estão hoje com risco 'elevado' de exposição à radiação UV, com exceção da ilha das Flores, que está com níveis 'moderados'.

Para as regiões com risco 'muito elevado' e 'elevado', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

No caso de risco 'moderado' são aconselhados óculos de Sol e protetor solar.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

Para a Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas.

Está também previsto vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte, com rajadas até 65 quilómetros, nos extremos leste e oeste da ilha e pequena descida da temperatura máxima nas zonas montanhosas.

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 21 e 26 graus Celsius.

Nos Açores prevê-se para o grupo ocidental (Flores e Corvo) céu geralmente muito nublado, períodos de chuva pontualmente forte a partir da tarde e vento sul fresco com rajadas até 55 quilómetros por hora, tornando-se bonançoso de sudoeste para a noite.

No grupo central (Graciosa, Terceira, Faial, Pico e São Jorge) prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento sueste bonançoso a moderado, rodando para sul.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos na madrugada e manhã e vento sueste bonançoso a moderado.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar 22 e 26 graus, na Horta (Faial) entre 21 e 27, em Angra do Heroísmo (Terceira) entre 21 e 26 e Ponta Delgada (São Miguel) entre 20 e 26.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Norte, em especial no interior e durante a tarde e descida da temperatura, em especial da máxima.

Está também previsto vento moderado de noroeste, soprando, em especial a partir da tarde, moderado a forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora, no litoral oeste e forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora, nas terras altas.

No continente, as temperaturas máximas vão variar entre 18 graus (na Guarda) e os 28 (em Faro) e as mínimas vão oscilar entre os 08 graus Celsius (em Bragança e na Guarda) e 16 (em Faro).

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.