Trinta concelhos de nove distritos do continente em risco 'máximo' de incêndio

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 set (Lusa) -- Trinta concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu e Bragança apresentam hoje risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco 'máximo' de incêndio estão os concelhos de Odemira (Beja), Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), Marvão, Nisa, Gavião (Portalegre), Mação, Abrantes (Santarém), Vila Velha de Ródão, Covilhã, Penamacor e Vila de Rei (Castelo Branco).

Em risco 'máximo' de incêndio estão ainda os concelhos de Pampilhosa da Serra, Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Seia, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Pinhel, Manteigas, Trancoso (Guarda), Vila Nova de Paiva (Viseu) e Vimioso (Bragança).

O IPMA colocou também em risco 'muito elevado' e 'elevado' todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Norte, em especial no interior e durante a tarde e descida da temperatura, em especial da máxima.

Está também previsto vento moderado de noroeste, soprando, em especial a partir da tarde, moderado a forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora, no litoral oeste e forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora, nas terras altas.

No continente, as temperaturas máximas vão variar entre 18 graus (na Guarda) e os 28 (em Faro) e as mínimas vão oscilar entre os 08 graus Celsius (em Bragança e na Guarda) e 16 (em Faro).

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados