Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Chocalhos voltam a animar Alpedrinha, Fundão, de sexta-feira a domingo

| País
Porto Canal com Lusa

Fundão, Castelo Branco, 14 set (Lusa) - A vila de Alpedrinha, no concelho do Fundão, recebe de sexta-feira a domingo mais uma edição do Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância, que mantém a aposta na diferenciação e qualidade.

"Queremos passar do tempo em que se falava essencialmente no elevado número de participantes para um tempo em que o destaque se prende com a qualidade, a fruição e o grau de satisfação que os visitantes podem tirar da variadíssima oferta que se lhes apresenta", referiu, em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes.

Organizado em parceria pela autarquia e pela Junta de Freguesia de Alpedrinha, este festival dedica grande atenção à temática da pastorícia e à rota que, outrora, os pastores tinham de fazer para procurarem novas pastagens para os rebanhos.

Uma tradição que todos os anos é recriada neste festival, com a realização de uma caminha acompanhada por um rebanho e na qual se faz a ligação entre o Fundão e Alpedrinha, percorrendo um trilho da Serra da Gardunha, que este ano foi dizimada por um violento incêndio.

Apesar da alteração na paisagem, a organização decidiu manter a atividade que, desta forma, além da homenagem aos pastores, será também "um tributo à resistência, resiliência e capacidade de renovação de um povo e de um território", como salientou Paulo Fernandes.

A festa e animação estão garantidas ao longo dos três dias, durante os quais também não faltarão várias delícias gastronómicas da região, com destaque para o queijo, que é já uma das principais fileiras de criação de valor económico deste concelho.

O convidado internacional desta edição do Chocalhos será a região da Extremadura (Espanha), que também é conhecida pela produção do característico queijo "Torta del Casar".

Do programa constam a atuação de vários grupos, bem como a realização do mercado do queijo, das provas gastronómicas de queijo e dos concursos de ovelhas, cabras e de cães pastores, entre outras atividades que têm como principal objetivo contribuir para a defesa do património genético e das de raças autóctones.

O Chocalhos tem uma página na internet que lhe é inteiramente dedicada e que pode ser consultada no endereço: http://chocalhos.cm-fundao.pt.

O orçamento do festival é de 40 mil euros, financiados a 85 por cento no âmbito do PROVERE - Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos.

CYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

ASAE apreende seis toneladas de queijo que continha água oxigenada

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu seis toneladas de queijo amanteigado por suspeitas de adição de água oxigenada, numa unidade de produção de queijo da zona centro.

Proprietários culpam inquilinos pelo negócio paralelo de arrendamento a estudantes

A Associação Nacional de Proprietários (ANP) afirmou este sábado que o arrendamento de quartos a estudantes universitários "é um negócio dos inquilinos que não pagam impostos nenhuns, não passam recibos nenhuns e metem o dinheiro ao bolso", reivindicando fiscalização.

Médicos avançam para greves regionais em outubro e paralisação nacional em novembro

Os sindicatos médicos anunciaram hoje que vão realizar greves rotativas por regiões em outubro e uma paralisação nacional em novembro.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

"Todos nós estamos desenhados...