Jerónimo de Sousa considera "luta justa" protesto contra subconcessão

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 dez (Lusa) - O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou uma "luta justa" o protesto dos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que hoje se manifestam em Lisboa contra a subconcessão daquela unidade.

"[O que me trouxe aqui foi] uma imensa solidariedade para com trabalhadores que defendem o direito ao trabalho e defendem a economia", afirmou Jerónimo de Sousa aos jornalistas no final da Calçada do Combro, por onde o protesto dos trabalhadores dos ENVC passou cerca das 17:00.

Desde as 15:30 que mais de 500 pessoas desfilam desde o Ministério das Finanças em direção à residência oficial do primeiro-ministro, em S. Bento.

Durante o percurso, além do secretário-geral do PCP, juntou-se ao protesto uma delegação da União de Sindicatos de Lisboa, afeta à CGTP-IN. O secretário-geral desta central sindical, Arménio Carlos, está também integrado no cortejo.

Segundo o Bloco de Esquerda, também a sua deputada Mariana Aiveca, participa nesta iniciativa dos trabalhadores dos ENVC.

Empunhando bandeiras e faixas, nas quais se lê "viabilização sim, despedimentos não", os manifestantes vão gritando "estaleiros unidos jamais serão vencidos" e "não queremos dinheiro, queremos o estaleiro".

Com esta manifestação, os trabalhadores pretendem reclamar a suspensão do processo de subconcessão - acompanhado do encerramento da empresa - e a avocação do dossiê pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

"Não há nenhuma decisão definitiva da União Europeia em que seja necessário fechar os ENVC. Até podem continuar a ser estaleiros navais militares de Viana do Castelo [para justificar as ajudas públicas], há possibilidade de os estaleiros continuarem como empresa pública, no setor empresarial do Estado", declarou, à saída para Lisboa, o porta-voz da comissão de trabalhadores.

António Costa reiterou haver alternativas ao encerramento dos ENVC que os trabalhadores pretendem transmitir diretamente a Passos Coelho.

JRS/JLG // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.