Beja, Faro e Madeira com risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 set (Lusa) -- Os distritos de Beja e Faro, bem como o arquipélago da Madeira apresentam hoje um risco 'muito elevado' de exposição à radiação Ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Todas as restantes regiões do país encontram-se com risco 'elevado'.

Para as regiões com risco 'muito elevado' e 'elevado', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

No caso de risco 'moderado' são aconselhados óculos de Sol e protetor solar.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado no litoral oeste e na região Norte até meio da manhã, e temporariamente com períodos de maior nebulosidade por nuvens altas na região Sul.

A previsão aponta também para possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo da Roca até ao meio da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte, por vezes com rajadas até 65 quilómetros por hora, no litoral oeste e nas terras altas em especial a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas vão oscilar entre 23 (Leiria, Porto, Viana do Castelo, Setúbal) e 31 graus (Évora, Beja, Faro e Castelo Branco).

As mínimas vão variar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e 18 (Faro).

Para o arquipélago dos Açores são esperados períodos de céu muito nublado, por vezes com abertas, sendo possível aguaceiros no grupo Ocidental e Central.

Ponta Delgada vai chegar ao 26 graus.

Na Madeira, aguardam-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira a partir do meio da manhã. Possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até meio da manhã.

As temperaturas no Funchal vão chegar até aos 27º.

SB (DD) // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.