Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Mais de 20 concelhos do continente em risco 'máximo' de incêndio

Mais de 20 concelhos do continente em risco 'máximo' de incêndio
| País
Porto Canal com Lusa

Mais de 20 concelhos dos distritos de Faro, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém apresentam hoje risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco 'máximo' de incêndio estão os concelhos de Monchique, Silves, Castro Marim (Faro), Vila de Rei, Sertã, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Sertã, Oleiros (Castelo Branco) Abrantes, Mação, Ferreira do Zêzere (Santarém) Gavião, Marvão, Nisa (Portalegre) Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera (Leiria) Góis, Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra).

O IPMA colocou também em risco 'muito elevado' e 'elevado' todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste e na região Norte até meio da manhã, e temporariamente com períodos de maior nebulosidade por nuvens altas na região Sul.

A previsão aponta também para possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo da Roca até ao meio da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte, por vezes com rajadas até 65 quilómetros por hora, no litoral oeste e nas terras altas em especial a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas vão oscilar entre 23 (Leiria, Porto, Viana do Castelo, Setúbal) e 31 graus (Évora, Beja, Faro e Castelo Branco).

As mínimas vão variar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e 18 (Faro).

+ notícias: País

ASAE apreende seis toneladas de queijo que continha água oxigenada

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu seis toneladas de queijo amanteigado por suspeitas de adição de água oxigenada, numa unidade de produção de queijo da zona centro.

Proprietários culpam inquilinos pelo negócio paralelo de arrendamento a estudantes

A Associação Nacional de Proprietários (ANP) afirmou este sábado que o arrendamento de quartos a estudantes universitários "é um negócio dos inquilinos que não pagam impostos nenhuns, não passam recibos nenhuns e metem o dinheiro ao bolso", reivindicando fiscalização.

Médicos avançam para greves regionais em outubro e paralisação nacional em novembro

Os sindicatos médicos anunciaram hoje que vão realizar greves rotativas por regiões em outubro e uma paralisação nacional em novembro.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

"Todos nós estamos desenhados...