PCP questiona Governo sobre passagem da maternidade da Póvoa para Matosinhos

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Varzim, 18 dez (Lusa) - O PCP pediu ao Governo esclarecimentos sobre o eventual encerramento da maternidade do Hospital da Póvoa de Varzim e a possível transferência do serviço para o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, explicou hoje à Lusa o deputado Jorge Machado.

"A ideia de transferir a maternidade para o Hospital Pedro Hispano é, para nós, muito preocupante porque pode implicar a diminuição da nossa urgência de uma urgência médico-cirúrgica para uma urgência básica. E podemos também perder algumas outras valências como ortopedia", disse, à Lusa, Jorge Machado, a propósito de uma pergunta remetida pelo grupo parlamentar do PCP à Assembleia da República.

Jorge Machado - que esteve reunido com as administrações dos hospitais da Póvoa de Varzim e de Matosinhos -- disse que "não existe efetivamente nenhum desmentido por parte do Governo" e sublinhou que ambos os hospitais já lhe confirmaram esta intenção.

"A administração do Pedro Hispano dá como adquirida o encerramento da maternidade na Póvoa e a passagem de uma série de valências para o Pedro Hispano para garantir uma série de financiamentos de serviços que neste momento estão na Póvoa. Não há efetivamente nenhum desmentido por parte do Governo relativamente a esta matéria. E, por parte da administração do hospital da Póvoa, há muita preocupação com este tema", disse Jorge Machado.

A pergunta enviada pelo PCP para a Assembleia da República refere, ainda, de outras valências para além da maternidade, considerando que estas seriam "fundamentais" do ponto de vista "funcional" deste hospital. São elas: psiquiatria, otorrino, oftalmologia, dermatologia e urologia, consulta e ambulatório.

"A sua não inclusão no âmbito funcional deste hospital causa sérios prejuízos aos seus utentes (...). E caso se concretize este encerramento [do serviço de obstetrícia e a passagem dos utentes da maternidade para o hospital de Matosinhos], tal teria graves prejuízos para as populações e para o próprio hospital. Mais, o encerramento deste ou outros serviços iria beneficiar, direta e necessariamente, os interesses privados instalados", pode ler-se na pergunta remetida à Assembleia da República pelo PCP.

O deputado aproveitou para defender a construção "o mais breve possível" do Centro Hospitalar Póvoa/Vila do Conde, um projeto adiado há vários anos.

"Importa questionar o Ministério [da Saúde] quanto ao novo hospital da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Com projeto e terreno atribuído a não construção do novo hospital é um erro, quer do ponto de vista financeiro quer do ponto de vista da qualidade do Serviço Nacional de Saúde. Trata-se de um projeto de inquestionável utilidade, o novo hospital é fundamental para as populações", referiu o deputado do PCP.

PYT // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).