Ovar anuncia para 2015 orçamento participativo envolvendo maiores de 16 anos

| Norte
Porto Canal / Agências

Ovar, 18 dez (lusa) - A Câmara de Ovar aprovou para 2014 um plano de ação de 28,363 milhões de euros, menos 19% que em 2013, mas aumentou 34% o apoio às juntas e quer orçamentos participativos envolvendo cidadãos com mais de 16 anos.

O regulamento que define as regras desse processo partilhado com a comunidade deverá ser aprovado na assembleia municipal da próxima sexta-feira e reflete o que o presidente da autarquia considera uma medida "pioneira no distrito de Aveiro".

Salvador Malheiro admite que o orçamento já definido para 2014 é "contido", mas realça que a redução de 19% no plano de ação global da autarquia se deve apenas ao facto de esse não incluir, "como era habitual, montantes significativos relativos a vendas de terrenos municipais que repetidamente não se concretizavam".

A prioridade foi, por isso, o reforço das competências das freguesias, pelas quais será em 2014 distribuído um total de 1,3 milhões de euros.

Ao longo do ano também há a possibilidade de algum reforço financeiro graças à injeção de fundos comunitários nos cofres da autarquia, mas, para Salvador Malheiro, é precisamente a menor disponibilidade de verbas que justifica a aposta em orçamentos com opções que tenham sido propostas e votadas pelos próprios habitantes do concelho.

"Esta é mais uma iniciativa da Câmara Municipal para aprofundar a participação democrática e a ligação dos cidadãos à causa pública, sem prejuízo dos contributos que sempre foram dados pelos partidos políticos, pelos órgãos das freguesias e através da recolha sistemática de sugestões dos munícipes", declarou hoje à Lusa o autarca de Ovar.

Para implementação do sistema subjacente ao orçamento participativo estão já previstas várias sessões de esclarecimento e votação em diversos locais do concelho, mediante um regulamento cujo artigo 13.º define que "o processo é aberto à participação de todos os cidadãos com mais de 16 anos que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no município de Ovar".

"Queremos promover e apoiar projetos que desenvolvam a criatividade, o talento, a iniciativa, a inovação e a autonomia dos mais jovens", realça o presidente da Câmara. "Basicamente, queremos apostar nos jovens e nas características que lhes são inatas".

A implementação do orçamento participativo já foi aprovada em reunião de Câmara, por unanimidade de PSD e PS. O valor a disponibilizar para as opções que venham a ser votadas pela comunidade deverá ser definido em meados de 2014.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.