Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Tribunal Constitucional valida listas de Valentim Loureiro a Gondomar

| Política
Porto Canal com Lusa

Gondomar, Porto, 13 set (Lusa) - O Tribunal Constitucional (TC) validou todas as candidaturas a Gondomar ligadas ao independente Valentim Loureiro, nomeadamente a da Assembleia Municipal, revelou hoje o candidato à agência Lusa.

"Os quatro recursos feitos para o TC foram aprovados e portanto podemos concorrer à Assembleia Municipal e às assembleias de Freguesia que estavam em causa (...). Isto deixou-nos felizes mas não posso deixar de realçar que nos atrasou quase um mês", disse o major, que usa como 'slogan' de campanha "Valentim Loureiro - Coração de Ouro".

Em causa está o facto de o Tribunal Judicial da Comarca do Porto - Juízo Local Cível de Gondomar ter aceitado a lista de candidatura à câmara mas rejeitado, por duas vezes, a lista à Assembleia Municipal, bem como a três Assembleias de Freguesia: Fânzeres/S. Pedro da Cova, Rio Tinto e Melres/Medas.

A candidatura encabeçada por Valentim Loureiro, que foi presidente da Câmara de Gondomar durante duas décadas (três mandatos pelo PSD e dois como independente) mas em 2013, devido à lei de limitação de mandatos, não pôde concorrer, decidiu recorrer para o TC.

Para Valentim Loureiro, a decisão do TC é importante do ponto de vista financeiro mas também para garantir a presença de eleitos pelo seu movimento na Assembleia Municipal.

"Continuo a acreditar que vamos ser o concorrente mais votado, a candidatura com mais votos. É verdade que somos independentes, não temos os partidos atrás de nós, mas eu não sou cego e tenho confiança nos gondomarenses e os gondomarenses têm confiança em nós (...). Toda a gente sabe que a oposição, principalmente o PS e o PSD, aproveitaram-se deste tempo de indecisões por parte dos tribunais para nos atacarem", referiu.

São candidatos a Gondomar, distrito do Porto, o atual presidente da câmara Marco Martins (PS), Rafael Amorim (PSD/CDS-PP), Valentim Loureiro (Independente), Daniel Vieira (CDU) e Rui Nóvoa (Bloco de Esquerda).

O executivo da Câmara de Gondomar é composto por sete eleitos pelo PS, três eleitos pelo PSD/CDS-PP (um dos quais se tornou independente durante o mandato) e um eleito da CDU.

As eleições autárquicas realizam-se a 01 de outubro.

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Presidente da República promulga "Programa de Apoio ao Acesso à habitação"

O Presidente da República promulgou esta terça-feira o diploma do Governo que estabelece o "1.º Direito -- Programa de Apoio ao Acesso à Habitação", expressando a expectativa de que esta legislação não irá sobrecarregar as autarquias locais.

Oposição da Câmara do Porto quer revisão do regulamento do 'Porto de Tradição'

A classificação de estabelecimentos do Porto como lojas históricas esteve em discussão na reunião da Câmara Municipal do Porto. A oposição quer a revisão do regulamento do 'Porto de Tradição', iniciativa que avalia o interesse histórico das lojas.

Secretário de Estado da Educação fala sobre os desafios do ensino profissional em Vizela

Os desafios do ensino profissional estiveram em debate, em Vizela, num encontrou que contou com a presença do Secretário de Estado da Educação.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.