Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Tribunal Constitucional valida listas de Valentim Loureiro a Gondomar

| Política
Porto Canal com Lusa

Gondomar, Porto, 13 set (Lusa) - O Tribunal Constitucional (TC) validou todas as candidaturas a Gondomar ligadas ao independente Valentim Loureiro, nomeadamente a da Assembleia Municipal, revelou hoje o candidato à agência Lusa.

"Os quatro recursos feitos para o TC foram aprovados e portanto podemos concorrer à Assembleia Municipal e às assembleias de Freguesia que estavam em causa (...). Isto deixou-nos felizes mas não posso deixar de realçar que nos atrasou quase um mês", disse o major, que usa como 'slogan' de campanha "Valentim Loureiro - Coração de Ouro".

Em causa está o facto de o Tribunal Judicial da Comarca do Porto - Juízo Local Cível de Gondomar ter aceitado a lista de candidatura à câmara mas rejeitado, por duas vezes, a lista à Assembleia Municipal, bem como a três Assembleias de Freguesia: Fânzeres/S. Pedro da Cova, Rio Tinto e Melres/Medas.

A candidatura encabeçada por Valentim Loureiro, que foi presidente da Câmara de Gondomar durante duas décadas (três mandatos pelo PSD e dois como independente) mas em 2013, devido à lei de limitação de mandatos, não pôde concorrer, decidiu recorrer para o TC.

Para Valentim Loureiro, a decisão do TC é importante do ponto de vista financeiro mas também para garantir a presença de eleitos pelo seu movimento na Assembleia Municipal.

"Continuo a acreditar que vamos ser o concorrente mais votado, a candidatura com mais votos. É verdade que somos independentes, não temos os partidos atrás de nós, mas eu não sou cego e tenho confiança nos gondomarenses e os gondomarenses têm confiança em nós (...). Toda a gente sabe que a oposição, principalmente o PS e o PSD, aproveitaram-se deste tempo de indecisões por parte dos tribunais para nos atacarem", referiu.

São candidatos a Gondomar, distrito do Porto, o atual presidente da câmara Marco Martins (PS), Rafael Amorim (PSD/CDS-PP), Valentim Loureiro (Independente), Daniel Vieira (CDU) e Rui Nóvoa (Bloco de Esquerda).

O executivo da Câmara de Gondomar é composto por sete eleitos pelo PS, três eleitos pelo PSD/CDS-PP (um dos quais se tornou independente durante o mandato) e um eleito da CDU.

As eleições autárquicas realizam-se a 01 de outubro.

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Recursos de água marcam debate entre os seis candidatos à autarquia de Barcelos

Miguel Costa Gomes, Mário Constantino, Domingos Pereira, Mário Figueiredo, Vasco Santos e José Ilídio Torres debateram no Porto Canal vários assuntos preocupantes em Barcelos, nomeadamente os recurso de água, a mobilidade e a construção de um novo hospital.

Catarina Martins diz que "se as contas estão melhor, paguemos a dívida para com o país"

A coordenadora bloquista defendeu esta sexta-feira que se as contas estão melhor é preciso pagar "a dívida para com o país", exigindo a execução de todos os investimentos públicos previstos para 2017 para "fazer o que ainda não foi feito".

Transportes, emprego e habitação foram os principais temas no debate de Guimarães

Os candidatos à autarquia de Guimarães apresentaram propostas e debateram o atual estado do concelho. A oposição pede uma mudança de ciclo político, o Bloco de Esquerda vai mais longe e diz que os 28 anos de governação socialista trouxeram "medo" à cidade.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

"Todos nós estamos desenhados...