MNE da França reúne-se com Presidente da Turquia para discutir terrorismo e União Europeia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, França, 13 set (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros da França vai reunir-se na quinta e sexta-feira, em Ankara, com as principais autoridades turcas, lideradas pelo presidente Recep Erdogan, para discutir o terrorismo, a União Europeia e a libertação de um jornalista francês detido na Turquia.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros informou, em comunicado, que o ministro Jean-Yves Le Drian vai reunir-se com o presidente Erdogan, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, o primeiro-ministro, Binali Yildirim, e o principal líder da oposição, Kemal Kiliçdaroglu.

"Temos um diálogo exigente e construtivo com a Turquia. As reuniões vão concentrar-se nas principais questões internacionais e regionais", refere o comunicado.

As questões do conflito entre a Síria e o autodenominado Estado Islâmico, a cooperação contra o terrorismo, as mudanças climáticas e as relações entre a Turquia e a União Europeia, em matérias de imigração, são temas que estarão em discussão.

"A relação entre a UE e a Turquia é essencial para ambos os lados e uma rutura é indesejável. O entendimento entre a Europa e a Turquia dá os seus frutos, especialmente na migração", explicou o ministério.

Jean-Yves Le Drian vai também falar com as autoridades turcas sobre Loup Bureau, um homem de 27 anos que colaborou com os canais de televisão TV5 Monde ou Arte, e que foi preso no final de julho na Turquia, quando preparava um artigo sobre a situação curda.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também já intercedeu em agosto passado em favor do jovem mas, até ao momento, sem sucesso.

AJO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.