Restos humanos exumados de duas valas comuns na Bósnia e Herzegovina

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 13 set (Lusa) -- Restos humanos, de vítimas da guerra da Bósnia (1992-1995), provavelmente bósnios muçulmanos, foram exumados de duas valas comuns descobertas recentemente, anunciou hoje o Instituto Bósnio para as Pessoas Desaparecidas.

Uma das duas valas comuns foi descoberta na região montanhosa de Koricanske Stijene, no monte de Vlasic, no centro da Bósnia e Herzegovina, onde foram executados pelas forças sérvias mais de 200 homens civis, bósnios e croatas, que tinham sido expulsos da região de Prijedor, no noroeste.

O conflito intercomunitário bósnio provocou um total de 100 mil vítimas.

No fim do conflito, existiam 31.500 pessoas desaparecidas. Desde então, destas, cerca de 25 mil vítimas foram exumadas de centenas de locais de matança.

Mas os próximos das outras 6.500 vítimas continuam em busca dos restos mortais dos seus seres queridos, segundo os números do Instituto Bósnio para as Pessoas Desaparecidas.

Nos últimos anos, houve poucas valas comuns descobertas.

Na zona, já foram feitas cinco exumações, entre 2003 e 2013, tendo sido recuperados restos mortais de 117 vítimas, continuando a ser procurados os de outras 98 vítimas, declarou a porta-voz do Instituto, Lejla Cengic, à AFP.

"A segunda vala comum foi descoberta na região de Vlasenica (no leste). Os trabalhos de exumação começaram na terça-feira e já foram descobertos esqueletos completos de 10 pessoas. Pensamos que são vítimas bósnias mortas em 1992", disse Cengic.

RN// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.