Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Lufinha chega a Oeiras e fixa novo recorde mundial de kitesurf em dupla

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Oeiras, Lisboa, 13 set (Lusa) -- O recordista internacional da maior viagem em kitesurf sem paragens, o português Francisco Lufinha, chegou hoje a Oeiras e fixou um novo recorde mundial de travessa de kitesurf em dupla, ao percorrer 1.646 quilómetros.

Ao lado da alemã Anke Brandt, Lufinha partiu em 04 de setembro de Ponta Delgada, na ilha açoriana de São Miguel, e chegou hoje a Oeiras, dentro do período estimado de cinco a dez dias que tinha definido antes da partida.

"É muito gratificante ter atingido esta nova meta e ter definido um novo recorde mundial. Dez dias depois, conseguimos finalizar esta travessa extremamente dura, que exigiu muitíssimo de nós em termos físicos e psicológicos", apontou, já na marina de Oeiras.

Lufinha elencou ainda os vários contratempos que surgiram durante a travessia, de pranchas partidas a ventos desfavoráveis, mas o resultado satisfaz ambos os tripulantes depois de uma "travessia muito exigente" pelo "fantástico mar português", apontou Brandt,

A alemã, que ligou o Bahrain a Abu Dhabi, fazendo 489 quilómetros em cima de uma prancha de kitesurf em 30 horas, acompanhou Lufinha na travessia, que fixou um novo marco mundial.

A travessia entre o arquipélago dos Açores e o continente era a última 'etapa' do projeto de Francisco Lufinha, intitulado "Portugal é Mar", que ligou todo o território nacional por mar em kitesurf.

Em 2013, Lufinha ligou o Porto a Lagos, em 2014 as ilhas Selvagens ao Funchal e em 2015 estabeleceu o novo recorde do mundo, unindo Lisboa à ilha da Madeira em 48 horas, percorrendo 874 quilómetros em kitesurf, juntando-lhe agora a ligação Ponta Delgada-Oeiras.

SIYF (RBA) // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

João Rebelo Martins prepara a 'todos o gás' a Panafrica que decorre em Marrocos

Depois de vários anos a competir na pista, João Rebelo Martins está a competir este ano pela primeira vez no todo-o-terreno e vai ter na próxima semana a estreia em provas internacionais.

Fernando Gomes alerta para "sinais de alarme" no futebol português

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) alertou hoje para os "sinais de alarme" decorrentes da "apologia do ódio" e de um "constante tom de crítica em relação à arbitragem", instando à ação dos clubes e Estado.

Jorge Jesus não olha a poupanças a pensar no Barcelona e FC Porto

Lisboa, 22 set (Lusa) - Jorge Jesus disse hoje que não poupará jogadores no encontro da sétima jornada da I Liga de futebol frente ao Moreirense a pensar nos encontros diante de Barcelona e FC Porto, referentes à Liga dos Campeões e campeonato.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

"Todos nós estamos desenhados...