Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

COI confirma Jogos Olímpicos em Paris em 2024 e Los Angeles em 2028

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 13 set (Lusa) - O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou hoje oficialmente a atribuição dos Jogos Olímpicos de 2024 a Paris e dos de 2018 a Los Angeles, confirmando o já conhecido acordo entre as duas cidades e o COI nesse sentido.

A oficialização da decisão foi hoje feita em Lima, numa assembleia que votou por unanimidade o acordo a que se tinha chegado.

Paris foi candidato derrotado em 1992, 2008 e 2012. Receberá os Jogos um século depois da última - organizou em 1900 e 1924.

Los Angeles também vai para terceira edição, depois da cidade californiana ter sido a sede em 1932 e 1984.

Ambas as cidades se apresentaram para 2024, a par de Hamburgo, Roma e Budapeste, que viriam a renunciar à corrida. Nesse contexto, o COI tudo fez para preparar uma inédita e pacífica dupla atribuição. "É a forma de não eliminar uma de duas excelentes candidaturas", disse Thomas Bach, presidente do organismo.

Em julho, e com a França inflexivel quanto a 2024, Los Angeles procurou o consenso e atrasou a sua candidatura para 2028.

Os 84 membros do COI hoje presentes no Peru não tiveram dúvida em validar a repartição, considerada importante numa altura de penúria de candidaturas.

Segundo o acordo tripartido, entre as cidades e o COI, os Jogos de Los Angeles recebem 1,5 mil milhões de euros e os de Paris cerca de 100 milhões menos.

Ambos os comités de candidatura prometem Jogos modestos, assentes em infraestruturas existentes. Os orçamentos são inferiores às contas das duas últimas edições: mais de 11 mil milhões para Londres e Rio de Janeiro, 6,6 mil milhões para Paris e 4,5 mil milhões para Los Angeles.

FB // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Vítor Oliveira quer provocar surpresa na receção ao favorito FC Porto

O treinador Vítor Oliveira disse este sábado que espera provocar "uma surpresa na receção ao favorito" FC Porto, antevendo que só um Portimonense no limite das suas capacidades poderá criar uma séria oposição ao líder da I Liga de futebol.

Atualizado 25-02-2018 11:45

Joaquim Silva e Rafae Reis são os únicos portugueses na Caja Rural

Joaquim Silva e Rafael Reis deixaram a W52-FC Porto para rumar à espanhola Caja Rural. Os dois ciclistas portugueses não esquecem no entanto a equipa azul e branca.

PyeongChang2018: Comité Olímpico mantém suspensão da Rússia por dopagem institucionalizada

Seul, Coreia do Sul, 25 fev (Lusa) - O Comité Olímpico Internacional anunciou hoje que manterá a exclusão da Rússia por dopagem institucionalizada, inviabilizando a vontade dos atletas russos de desfilarem com a bandeira do país na cerimónia de encerramento dos Jogos de PyeongChang.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.