Coreia do Sul realiza primeiro exercício de fogo real com míssil Taurus

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 13 set (Lusa) -- A Coreia do Sul informou hoje ter realizado, com sucesso, o primeiro exercício de fogo real com mísseis de cruzeiro ar-terra, numa manobra que simulou o bombardeamento de instalações-chave na Coreia do Norte.

O exercício teve lugar na terça-feira em Taean, a 150 quilómetros a sudoeste de Seul, de cujo espaço aéreo um caça F-15K disparou um míssil de longo alcance Taurus, que percorreu 400 quilómetros antes de atingir o alvo definido em águas em frente à costa de Gunsan, detalhou a Força Aérea.

O êxito e precisão do exercício mostra "a capacidade do Exército para responder a um ataque inimigo, assim como para lançar ataques com precisão contra alvos estratégicos, mesmo de longe", afirmou a Força Aérea num comunicado reproduzido pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.

A Coreia do Sul realizou o exercício com fogo real em resposta ao sexto e mais potente ensaio nuclear realizado pela Coreia do Norte, em 03 de setembro.

Os mísseis Taurus, desenvolvidos pelo consórcio europeu EADS -- atual Airbus -- atingem uma velocidade de 1.163 quilómetros por hora.

Estas características capacitam-nos para realizar ataques sobre todo o território norte-coreano e coloca qualquer alvo de Pyongyang a cerca de 15 minutos se disparados a partir de Seul.

A Coreia do Sul tem previsto destacar cerca de 170 mísseis do tipo no sistema "Kill Chain" para intercetar projéteis norte-coreanos e estará a procurar acelerar o reforço da sua defesa.

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.