Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Continente, Madeira e Açores com risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 set (Lusa) -- Todas as regiões de Portugal continental, Madeira e Açores apresentam hoje um risco 'muito elevado' e 'elevado' de exposição à radiação Ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, todas as regiões estão com risco 'muito elevado' com exceção dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco e Leiria que estão com níveis 'elevados'.

O Instituto colocou ainda Santa Cruz das Flores (ilha das Flores, Açores) em risco 'moderado'.

Para as regiões com risco 'muito elevado' e 'elevado', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

No caso de risco 'moderado' são aconselhados óculos de Sol e protetor solar.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral entre o cabo Raso e o rio Douro até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde.

O Instituto prevê ainda neblina ou nevoeiro matinal no litoral a norte do cabo Raso, pequena subida da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul e pequena subida da máxima mais significativa nas regiões do interior.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul da ilha e nas zonas montanhosas.

Está também previsto vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte, por vezes com rajadas até 60/70 quilómetros por hora, em alguns locais montanhosos e no extremo leste.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida de temperatura nas zonas montanhosas e nas vertentes sul da ilha.

Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros no grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo) e vento bonançoso a fresco.

No Funchal as temperaturas variam entre 22 e 29 graus celsius e em Ponta Delgada entre 20 e 25.

No que diz respeito ao continente, as temperaturas máximas vão oscilar entre os 22 graus (Viana do Castelo) e 35 (em Évora). As mínimas vão variar entre os 10 (Bragança) e os 21 graus (em Faro).

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

ASAE apreende seis toneladas de queijo que continha água oxigenada

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu seis toneladas de queijo amanteigado por suspeitas de adição de água oxigenada, numa unidade de produção de queijo da zona centro.

Proprietários culpam inquilinos pelo negócio paralelo de arrendamento a estudantes

A Associação Nacional de Proprietários (ANP) afirmou este sábado que o arrendamento de quartos a estudantes universitários "é um negócio dos inquilinos que não pagam impostos nenhuns, não passam recibos nenhuns e metem o dinheiro ao bolso", reivindicando fiscalização.

Médicos avançam para greves regionais em outubro e paralisação nacional em novembro

Os sindicatos médicos anunciaram hoje que vão realizar greves rotativas por regiões em outubro e uma paralisação nacional em novembro.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

"Todos nós estamos desenhados...