Wisconsin (EUA) aprovou apoio público de 3.000 ME para ter fábrica da Foxcoon

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madison, Estados Unidos - O senado de Wisconsin, nos Estados Unidos, aprovou na terça-feira o pagamento de 3.000 milhões de dólares à Foxconn Technology.

A Foxconn (fabricante de componentes eletrónicos e de computadores) planeia investir cerca de 10.000 milhões de euros na construção de uma fábrica de produção de ecrãs planos no Winsconsin que pode empregar incialmente 3.000 pessoas - um número que poderá subir para os 13.000 em seis anos.

O apoio público proposto será o maior de sempre de um Estado norte-americano a uma empresa estrangeira e 10 vezes maior do que qualquer apoio que o Wisconsin atribuiu a uma empresa privada.

Os democratas, que não controlam o senado, consideram que não foram garantidas proteções suficientes para os contribuintes, admitindo que pode levar 25 anos para que possa ser visto um retorno nesse investimento público.

Em agosto, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que o presidente da Foxconn lhe confidenciou que o investimento do grupo de eletrónica poderia atingir 30 mil milhões de dólares (25,4 mil milhões de euros).

SP (RN)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.