Homem condenado nos EUA por desaparecimento de duas irmãs em 1975

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bedford, Estados Unidos da América, 13 set (Lusa) -- Um homem de 60 anos foi condenado a duas penas de prisão de 48 anos pelo homicídio de duas irmãs que desapareceram num centro comercial em Maryland, Estados Unidos, há mais de 40 anos.

Lloyd Lee Welch Jr. declarou-se esta terça-feira culpado das duas acusações de homicídio de primeiro grau, em 1975, de Sheila e Katherine Lyons, então com 12 e 10 anos.

Welch foi condenado na mesma audição, durante a qual recebeu também uma sentença de 12 anos por dois outros casos de abusos sexuais em Prince William County, Virginia.

O advogado do suspeito insistiu que o homem não abusou sexualmente nem matou as raparigas.

As irmãs Lyon desapareceram no dia 25 de março de 1975, depois de caminharem até a um centro comercial perto da sua casa, em Kensington, Maryland.

Na ocasião, as buscas intensivas produziram poucas provas, e as autoridades precisaram de quase quatro décadas para se virarem para Welch, que entretanto já tinha acumulado um longo cadastro criminal e estava a cumprir uma pena de prisão em Delaware por molestar sexualmente uma rapariga de 10 anos.

Num acordo com a acusação, Welch admitiu o seu envolvimento no rapto das irmãs, mas continuou a negar abusos sexuais ou ter participado na morte.

Os pais das duas crianças agradeceram às autoridades de Maryland e Virginia pela resolução do caso.

Welch foi acusado em 2015 depois de detetives de casos encerrados se terem apercebido de uma semelhança surpreendente entre um desenho no processo e uma fotografia de Welch do final da década de 1970.

JH// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.