Miss Mundo elimina desfile de biquíni na edição deste ano na Indonésia

Miss Mundo elimina desfile de biquíni na edição deste ano na Indonésia
| Mundo
Porto Canal

A organização da Miss Mundo eliminou o desfile de biquíni da sua edição deste ano que vai ter lugar na Indonésia para não ofender a sociedade deste país asiático de maioria muçulmana, informou hoje a imprensa local.

O evento, que reunirá em setembro as misses de 137 países e cuja final terá lugar na localidade de Sentul, a 40 quilómetros de Jacarta, substituirá a competição de biquíni por outra de vestidos tradicionais de cada país representado.

Os responsáveis do concurso afirmaram que a sua intenção é respeitar os costumes do país anfitrião, segundo o portal Berita Satu.

A decisão surge depois de, em maio, a entidade indonésia que regula a aplicação dos princípios islâmicos no país ter pedido ao Governo para cancelar o concurso por o considerar "ofensivo para a comunidade muçulmana".

O governador de Jacarta, Joko Widodo, pediu à organização da Miss Mundo para cancelar o desfile de biquíni, considerando que o evento "deveria estar em consonância com a cultura indonésia".

É habitual que espetáculos de artistas internacionais na Indonésia sofram alterações ou cancelamentos por causa de protestos de grupos islâmicos que, por exemplo, já obrigaram Lady Gaga a anular o seu concerto em Jacarta ou Beyoncé a moderar a roupa com que se apresentava em público.

Na Indonésia, com 240 milhões de habitantes, 85 % da população é formada por muçulmanos moderados.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.